terça-feira, 28 de setembro de 2010

22º aniversário do Grupo Coral - 4 de Outubro de 2010 às 21:30 horas




CORUTIB
O Grupo Coral da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (CORUTIB) nasceu com o projecto da própria Universidade, em 4 de Abril de 2003, sob a direcção da Maestrina Olga Panchenko. Tendo iniciado o seu percurso com 26 elementos, o coro conta, actualmente, com cerca de 50 coralistas, de ambos os sexos, distribuídos por sopranos, mezzo sopranos, contraltos, contraltos II, tenores, barítonos e baixos e integra professores e alunos que frequentam a Universidade. O seu repertório, que conta já com mais de 40 peças, integra trechos de autores portugueses e estrangeiros, abrangendo diversos géneros musicais, interpretados “a capella” ou com acompanhamento instrumental e de solistas. A sua actividade prende-se essencialmente com a aprendizagem de técnicas, teoria musical, postura de grupo e consequente procura de sonoridade própria. Volvidos sete anos de actividade (anos lectivos), o coro conta já, no seu percurso, com mais de 100 actuações em várias localidades do país (Barreiro, Almada, Lisboa, Setúbal, Palmela, Moita, Fátima, Beringel, Crato, Albufeira, Vieira do Minho, Braga, entre outras). Para além de ser presença regular nas actividades da UTIB e em vários eventos festivos da Cidade do Barreiro, o CORUTIB participou já em encontros internacionais como é exemplo o XII Encontro Internacional de Coros de Palmela e o VIII Encontro de Coros Universitários em Braga. Ainda no meio académico destaca-se a participação no IX Festival de Tunas Femininas da Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É de destacar ainda a participação, em directo, na abertura de uma das transmissões do Programa Portugal Sem Fronteiras, na RTP 1.O Coro ensaia duas vezes por semana e, para além de receber mais coralistas interessados, mediante inscrição na UTIB e audição prévia, está disponível para responder a qualquer convite, sempre que recebido atempadamente.


Grupo Coral SFPA
O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense teve a sua iniciação a 4 de Outubro de 1988, com 45 elementos, contando actualmente com 40.Já fez várias apresentações ao público, nomeadamente na SFPA, Igreja Paroquial de Azeitão, Convento de Santa Maria da Arrábida, Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Vila Fresca de Azeitão, Igreja de Santiago do Cacém, Feira de Santiago em Setúbal, Fórum Luísa Tódi, Sociedade Filarmónica 5 de Outubro em Paio Pires, Sociedade Timbre Seixalense, Sociedade da Amora, Sociedade União e Progresso em Almada, AERSET, Sociedade em Sesimbra, Quinta da Marquesa, Pinhal de Frades, GMDUP de Vendas de Azeitão, Paróquia da Anunciada, de Setúbal, Sociedade do Montijo, Ourém Tramagal. Actuou também em São Bento da Porta Aberta, Vieira do Minho, Encontro de Coros da PT, Palmela – Loureiros, Sociedade Humanitária de Palmela, Aldeia da Piedade, Igreja da Quinta do Conde, Alto dos Moinhos, Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Barreiro, Laranjeiro, Igreja do Feijó e convento dos capuchos entre outros. Participou Na Missa Étnica pela Paz levada a Cabo nas Igreja de Vale de Milhaços, Foros de Amora e N. Senhora do Carmo em Lisboa em conjunto com outros grupos corais. Participou em 2009 na animação da festa de Natal do Serviço de Estrangeiros e Fronteira. É dirigido pelo digníssimo maestro Rui de Sá Sequeira


Olga Panchenko
Ucraniana de nascimento, fez os seus estudos iniciais em Makeevka, Donetsk, Ucrânia, tendo concluído a sua formação musical em Gómel- Bielo-Rússia e em Slovyansk, Ucrânia. Durante largos anos exerceu a função de professora de música, dança e orquestra em Escolas de Donetsk, Ucrânia. Trabalhou como Directora da Secção de Educação e Cultura Infantil na Casa de Cultura de Kalinin em Donetsk. Exerceu o cargo de Directora de Relações Públicas no sector de Cultura da Câmara Municipal de Boríssov, Bielo-Rússia, tendo formado um grupo de artistas para actuar em aldeias e empresas e prestado apoio a Casas de Cultura mais afastadas do centro urbano. Foi igualmente instrutora na Casa da Cultura. Participou em concursos de cantores, de novos regentes e de novos executantes (acordeão). Fundou, em Kiev, um estúdio de formação artística, na área de canto ligeiro, tendo a seu cargo a preparação de jovens cantores. Fez também arranjos musicais, com os quais já se candidatou em concursos nacionais e internacionais, na Polónia, Kiev e Bulgária, tendo já obtido um 1º lugar num Concurso de Instrumentos, na área de acordeon e um 3º lugar num concurso/ festival de Regentes e Harmonizadores, na cidade de Minsk.
Tem trabalhado, desde 2002 em projectos da Câmara Municipal do Barreiro, dos quais se destaca o da Universidade da Terceira Idade (UTIB), onde desempenha as funções de formadora musical e Regente do Coro. Leccionou Educação Musical no Colégio Minerva, no Barreiro, durante seis anos, tendo participado como instrumentista, compositora e encenadora nos projectos educativos desta instituição. Foi convidada a participar numa das emissões do Programa Portugal Sem Fronteiras, na RTP1, onde revelou um pouco da sua história como estrangeira a viver e desenvolver o seu talento em Portugal. Obteve, no ano lectivo 08/09, o grau académico de Licenciada em ensino, de acordo com o sistema de ensino superior português. Encontra-se, actualmente, a trabalhar na área de regência coral e formação musical.


Rui de Sá Sequeira
Nasceu em Nairobi - Quénia em 1963. Iniciou a sua formação musical em Lourenço Marques na classe de piano do Clube Ferroviário em 1969. Retomou o seu percurso formativo na década de oitenta na Academia de Amadores de Música dando continuidade ao mesmo no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa, na Escola Superior de Educação de Setúbal onde se licenciou em Educação Musical e na Escola Superior de Educação de Santarém onde realizou a sua pós graduação na área da supervisão pedagógica.Paralelamente frequentou várias formações nas áreas da pedagogia e da direcção coral sendo de referir: Em 1994 a frequência do Curso de Direcção Coral com o maestro Artur Carneiro promovido pela APEM Associação Portuguesa de Educação Musical, em 2007 o Curso de Direcção Coral e Canto com os maestros Filipe Carvalheiro e Armando Possante promovido pela CC Art, e em 2008 o Curso de Pedagogia e Direcção Coral de Coros Infantis levado a cabo no País Basco com os Maestros Kari Ala Pollanen do coro finlandês Tapiola e David Azurza do Coro basco Orereta Abesbatza.
Participou no grupo de música de raiz tradicional portuguesa Maio Moço de 1989 a 1994. Dirigiu durante cerca de 10 anos o Coro infantil do Externato Diocesano de Setúbal – Frei Luís de Sousa em Almada tendo sido responsável por vários projectos e pela dinamização de festivais da canção infantil.
Em 1989 foi Director do VI Festival da Canção Infantil a nível Nacional e Países de expressão oficial portuguesa realizado no Concelho do Seixal.
Foi professor do Conservatório Regional de Música de Almada.
Actualmente é responsável pedagógico da Aldeia da Música, entidade que desenvolve projectos ao nível da formação musical, canto, musica coral, formação de adultos e produção de eventos culturais. Dirige o Grupo Coral do Clube Portugal Telecom/Lisboa, o Grupo Coral da Aldeia da Música - Corroios, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e o Grupo de Cordofones Portugueses do Clube PT criado por sua iniciativa e a Orquestra Infanto Juvenil de Cordas Portuguesas da Aldeia da Música.



PROGRAMA
1ª PARTE
GRUPO CORAL CORUTIB
Gaudeamos Igitur (Hino Internacional dos Estudantes) - Anónimo. Harm. Olga Panchenco
I Wonder As I Wonder - Jonh Jacob Niles (1892-1980) Arr. Instr. Olga Panchenco
Quem Pastores - Christmas Epiphany - Alemanha Sec XVI
Halleluia - Leonard Cohen
Desfolhada- J. C. Ary dos Santos / Nuno Nazareth Fernandes / Harm. Olga Panchenco
Oh José Aperta o Laço - Olga Panchenko
Oh Happy day - Philip Doddridge; Arr. De Mat Smith
Reportório Instrumental
Valzer Nº2 / Chopin Piano: Roberta Codotto
Melodia/ Gluck Piano: Roberta Codotto Violino: Berta Sequeira
Romanza / Sviridov Piano: Maria Profimenko ; Violino: Berta Sequeira
Meditation / Massenet : Piano: Maria Profimenko; Violino: Berta Sequeira


2ª PARTE
GRUPO CORAL DA SOCIEDADE FILARMÓNICA PERPÉTUA AZEITONENSE
Nesta Rua Tem um Bosque - Folclore Brasileiro
Signore de le Cime - Guissepi de Marzi
Canção do Mar - Frederico Brito Ferrer Trindade
Siyahamba - Esp. Africa do Sul
Peace to the world - Esp. Afro Americano / Arr: Lorenz Maierhofer
Ilhas de Bruma - Manuel de Medeiros Ferreira
Aleluia - J. S. Bach ( Canone a 3 vozes)
E l'Allegria - Pop. friuli / Itália
Yakanaka Vangueri – Baseado no espiritual Sul Africano / Arr: Lorenz Maierhofer
Va pensiero - Do Nabuco de G.Verdi


PEÇA DE CONJUNTO INTERPRETADA PELOS DOIS COROS
Canticorum Jubilo - G. F. Verdi

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente da S.F.P.A. no início de um novo mandato e no inicio de um novo canal de comunicação.