Grupo Coral

Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

História

O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense teve a sua iniciação a 4 de Outubro de 1988, com 45 elementos, contando actualmente com 40. Já fez várias apresentações ao público, nomeadamente na SFPA, Auditório da Feira de Santiago, Igreja Paroquial de Azeitão, Convento de Santa Maria da Arrábida, Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Vila Fresca de Azeitão, Igreja de Santiago do Cacém, Fórum Luísa Tódi, Sociedade Filarmónica 5 de Outubro em Paio Pires, Sociedade Timbre Seixalense, Quinta da Bacalhôa Vila Fresca, Bombeiros Voluntários de Setúbal, Sociedade Operária Amorense, Sociedade União e Progresso em Almada, AERSET, Clube Sesimbrense, Quinta da Marquesa, Pinhal de Frades, GMDUP de Vendas de Azeitão, Paróquia da Anunciada, de Setúbal, Sociedade do Montijo, Ourém Tramagal, São Bento da Porta Aberta, Vieira do Minho, Encontro de Coros da PT, Palmela – Loureiros, Sociedade Humanitária de Palmela, Aldeia da Piedade, Igreja da Quinta do Conde, Missa pela Paz – Alto dos Moinhos, Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Barreiro, Miratejo – Encontro de Coros, Igreja do Feijó, Auditório da Quinta do Conde, Participa nas Festas da Arrábida e Azeitão, e a convite da Santa Casa da Misericórdia participa na Missa da Festa do Senhor dos Passos.
   Tendo também o grupo coral participado em espectáculos de variedades acompanhados pela orquestra ligeira, e conta também com uma pequena participação com a banda.
   Durante o seu percurso teve a seu cargo como maestro Fundador Joaquim Fernando Miranda Caineta, durante alguns anos, Maurício Vieira da Silva foi o seu sucessor, mais tarde Levy da Costa Graça, voltando novamente ao seu posto o digníssimo maestro Joaquim Fernando Miranda Caineta, actualmente está sobre a regência digníssimo maestro Rui de Sá Sequeira.

Maestro

Rui de Sá Sequeira


Nasceu em Nairobi - Quénia em 1963. Iniciou a sua formação musical em Lourenço Marques na classe de piano do Clube Ferroviário em 1969. Reiniciou e seu percurso formativo na década de oitenta na Academia de Amadores de Música dando continuidade ao mesmo no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Universidade nova de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Setúbal onde se licenciou em Educação Musical. Em 1990 foi-lhe atribuída pelo sindicato dos músicos a certificação como instrumentista de piano e a especialidade de regente de bandas civis ou filarmónicas.
Paralelamente frequentou várias formações nas áreas da pedagogia e da direcção coral sendo de referir em 1994 a frequência do Curso de Direcção Coral com o maestro Artur Carneiro promovido pela APEM Associação Portuguesa de Educação Musical e em 2007 o Curso de Direcção Coral e Canto com os maestros Filipe Carvalheiro e Armando Possante promovido pela CC Art.
Participou como instrumentista no grupo de música de raiz tradicional portuguesa Maio Moço de 1989 a 1994. Dirigiu durante cerca de 10 anos o Coro infantil do Externato Diocesano de Setúbal – Frei Luís de Sousa em Almada.
Responsável pelo projecto : Canções e Poemas da Liberdade , criado para as comemorações dos 25 anos do 25 de Abril e apresentado em vários concelhos do país.
Em 1989 foi Director do VI Festival da Canção Infantil a nível Nacional e Países de expressão portuguesa realizado no Concelho do Seixal.
Actualmente é director pedagógico da Aldeia da Música, entidade que desenvolve projectos ao nível da formação musical, canto, musica coral, formação de adultos e produção de eventos culturais. Dirige o Grupo Coral do Clube Portugal Telecom/Lisboa, o Grupo Coral de São José Operário no Feijó, o Grupo Coral da Aldeia da Música, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e o Grupo de Cordofones Portugueses do Clube PT criado por sua iniciativa.

Horários

Os ensaios do Grupo Coral realizam-se às 2ª e 5ª feiras das 21,30 às 23,00 horas . Consulte também  "Horários de Ensaios de Actividades" (aba lateral)

Mais sobre o Grupo Coral